Unidades 5 e 6, discursivas


Unidade 5 - Ondas Mecânicas


1.Uma determinada corda tem 10 m de comprimento e massa igual a 500 g. Uma força de intensidade 300 N a traciona. Determine a velocidade de propagação de um pulso nessa corda. Resposta: 77,5 m/s


2.  Diante de uma grande parede vertical, um garoto bate palmas e recebe o eco um segundo depois. Se a velocidade do som no ar é 340 m/s, o garoto pode concluir que a parede está situada a uma distância aproximada de quantos metros? Resposta: 170 m.


3.  A velocidade do som é distinta para diferentes meios. Sabendo disso, considere a seguinte situação: uma pessoa observa de uma extremidade de um trilho, uma martelada sendo dada na extremidade oposta. Ela ouve dois sons separados por um intervalo de tempo de 0,27 s. O primeiro dos sons se propaga através do trilho com uma velocidade de 3400 m/s, e o segundo através do ar, com uma velocidade de 340 m/s. Determine o comprimento do trilho em metros. Resposta: 102 m.


4. A Figura representa ondas periódicas propagando-se ao longo de uma corda tensa. Os pontos A e E distam de 40 cm um do outro e a frequência da onda emitida é de 0,5 Hz. Com base nessas informações, determine os valores do comprimento de onda, do período e da velocidade de propagação das ond as. Resposta: 0,2 m; 2,0 s; 0,1 m/s


5. Na figura está representada a configuração de uma onda mecânica que se propaga com velocidade  de 20 m/s. Determine a frequência dessa onda. Resposta: 25 hz.


Unidade 6 - Ondas Sonoras


6.  Uma ambulância com a sirene ligada emite um som de frequência 520 Hz. Admitindo-se que a velocidade do som no ar é de 340 m/s e que a ambulância possui velocidade constante de 80 m/s, determine a frequência percebida por um observador parado na calçada quando a ambulância:

a) se aproxima do observador. (Resposta: 680 Hz)

b) se afasta do observador. (Resposta: 421 Hz)


7.  Um automóvel, deslocando-se a velocidade de 108 km/h, toca sua buzina, cuja frequência é igual a 1200 Hz. Um homem parado ao lado da estrada percebe uma variação brusca no som, no instante em que o automóvel passa pelo ponto onde ele se encontra. Supondo que a velocidade do som no ar é igual a 340 m/s, qual é a variação de frequência percebida pelo observador quando o automóvel passa por ele? (Resposta: 213,43 Hz)


8.  De acordo com uma tabela de níveis de intensidade sonora, o nível de intensidade medido para pessoas em conversação normal e a 1 m de distância é de 60 dB. Sabendo que a intensidade mínima percebida pelo ouvido humano é de 10 -12 W/m2, determine a intensidade sonora da voz de uma pessoa em conversação normal em W/m2 e também a potência da voz. (Resposta: I = 10-6 W/m2, P = 1,256×10-5 W )


9. Uma pessoa parada na beira de uma estrada vê um automóvel aproximar-se com velocidade 0,1 da velocidade do som no ar. O automóvel está buzinando, e a sua buzina, por especificação do fabricante, emite um som puro de 990 Hz. Calcular a frequência do som ouvido pelo observador. Resposta: 1100 Hz.


10. Uma pessoa está sentada em uma praça quando se aproxima um carro de polícia com velocidade de 80 km/h. A sirene do carro está ligada e emite um som de frequência de 800 Hz. Sabendo que a velocidade do som no ar é 340 m/s, calcule:

a) a frequência aparente percebida pelo observador; Resposta: 855 Hz

b) o comprimento de onda percebido pelo observador. Resposta: 0,4 m

© Marco Antonio Simoes 2017