II - A imprensa de Gutenberg e a popularização da leitura | História da Leitura

II - A imprensa de Gutenberg e a popularização da leitura

O período abordado nesta sessão abrange um avanço tecnológico sem precedentes, com profundos impactos na prática da leitura. Inicia com uma descrição da leitura durante o Renascimento, e o grande divisor de águas, a invenção da imprensa, por Gutenberg, entre outros, assim como a importância do desenvolvimento do papel como material de fixação do texto.


gutenberg pg imp.jpeg

Imagem de Gutenberg e uma página impressa na época


Depois de um longo trajeto, com alguns destaques narrados a seguir, a leitura firmou-se como prática popular no final do século XIX [1] e início do século XX, logo antes de encontrar-se com o mundo digital.


800px-Lesekabinet.jpeg

O armário de leitura, Heinrich Lukas Arnold (1815-1854), óleo sobre tela [2]


[1] FARIAS, A. C. S. Práticas e representações de leitura na pintura do Século XIX. Revista Estudos Linguísticos e Literários, N° 62, JAN-JUN, 2019, Salvador: pp. 148-166, Universidade Federal da Bahia.

[2] Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lesekabinet.jpg, acesso em setembro 2022

© Marco Antonio Simoes 2022